30.11.15

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

Não calma, não iremos falar de cinema, tampouco irei falar sobre como gravar vídeos, afinal, minha coluna é sobre fotografia.
Hoje eu quero ir direto a um assunto muito polêmico na fotografia. Sim, polêmico pelo fato de causar muitas desavenças quando a seguinte pergunta é feita: que luz você usou para fazer essa foto?
Muitos fotógrafos torcem o nariz quando essa pergunta surge, porém, digo-lhes que é muito simples de entender uma luz em uma fotografia!

Primeiramente, o que seria da fotografia sem a luz? O próprio nome já faz referência: Foto (luz), Grafia (escrita).  Muito se tem a aprender sobre a luz, sua forma, sua luminosidade e claro, sua sombra. Uma fotografia sem luz e sombra, pode-se dizer que não é uma boa fotografia. Devemos entender a direção da luz para produzir uma sombra satisfatória, afinal, é ela quem vai direcionar nosso olhar e delimitar as formas do nosso corpo. Existem alguns “efeitos” que só são possíveis com uma direção de luz bacana e para ilustrar isso, vou mostrar algumas fotos para vocês e explicar como foram feitas.


Imagem01

Nessa foto, eu utilizei uma fonte de luz artificial, meu flash, e a luz natural do sol. O sol estava atrás da modelo, por isso, o fundo ficou "estourado", ou seja, branco. Usei o flash para preencher a falta de luz na frente da modelo, pois o assunto principal da foto seria o rosto dela. Facilmente identificamos as fontes de luz, como? O Sol criou um contorno no cabelo dela e a vegetação lá no fundo também aparece iluminada, então, entendemos que essa luz veio do sol. O flash foi direcionado da esquerda para a direita, o que produziu uma luz maior na mão e na lateral da modelo e produziu uma leve sombra do outro lado, atingindo inclusive, o pilar de madeira. Normalmente uso esse tipo de iluminação, gosto bastante.

Abaixo um diagrama de como eu usei as luzes.

  Imagem02

Nessa imagem, a única fonte de luz usada foi o Sol. Pode-se notar a luz estourando no ombro da modelo, aquele ponto é o ponto exato que o raio de luz solar ilumina a modelo, por isso, o ponto mais iluminado é ali. Poderia eu ter direcionado esse ponto no rosto? Sim, talvez, porém, não sei se o resultado da luz seria o mesmo, pois o rosto estaria mais iluminado do que as outras partes do corpo dela, e aí, teríamos uma outra leitura da foto.


 Imagem03

Mais um caso de duas fontes de luz. Novamente Flash e Sol. Praticamente a mesma configuração da Imagem 01, mudando apenas o posicionamento das luzes. O flash pode ser facilmente mudado de lugar, já que é uma fonte artificial, mas o Sol sempre nos prega uma peça. Essa foto foi no início do ensaio, as duas primeiras são mais para o final do ensaio. Um ponto importante é observarmos a posição do sol para que assim, possamos combinar as luzes ou usar a luz natural de uma melhor forma, sempre buscando bons resultados.


Pra finalizar, quero primeiro, agradecer vocês pela leitura e pelos acessos no blog. A presença de vocês aqui é muito importante para nós, nos motiva mais e mais. DE VERDADE!
Segundo: eu criei um e-mail exclusivo para que vocês possam se comunicar comigo, tornando o nosso contato mais interativo. O e-mail é andersantana_mufev@outlook.com. Podem enviar dúvidas, fotos para analisar, assuntos que gostariam de ver na minha coluna, enfim, COMUNIQUEM-SE.


8 comentários:

  1. Bem legal, vou mandar várias fotos par analise aoijsioajsoaijs modelo linda, fotos lindas!

    Blog: Talo de Maçã
    Fanpage *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Use e abuse do nosso colunista! haha

      Beijos e obg pela visita!

      Excluir
    2. mande mesmo! vai ser um prazer analisar suas fotos!

      Excluir
  2. Adorei a dica..sempre quis fazer fotos com esse fundo "estourado" hahah beijos
    www.todamulherama.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ander pode dar várias dicas sobre isso e muito mais, é só perguntar!

      Beijos e obg pela visita!

      Excluir
    2. que bacana! espero ter ajudado! se precisar de mais dicas entra em contato!

      Excluir
  3. Amei as dicas, super legais.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
voltar para o topo mufev © 2016 :: design + código gabi melo