9.3.16

#ANDER RESPONDE: QUADRADO, TORTO, COM PROPORÇÃO OU QUEBRANDO REGRAS

Afinal, qual seria o melhor enquadramento de uma fotografia?
Vamos começar pelo começo (haha) e explicar o que é enquadramento. Enquadramento é o ato de pôr em moldura, o posicionamento do que vai ser fotografado. Muitas vezes uma fotografia boa se difere de uma ruim só pelo enquadramento. É através dele que o fotógrafo direciona o olhar do observador e, para isso, existem algumas regrinhas que foram feitas para seguir ou, simplesmente, quebra-las em busca de uma fotografia mais interessante.

A principal regra para um bom enquadramento é a regra dos terços. Basicamente você precisa dividir a sua fotografia em 9 partes, ou melhor, fazer um “jogo da velha” nela! Na imagem abaixo vamos analisar isso melhor.


Nessa imagem podemos ver a composição dela, as linhas vermelhas formam a regra dos terços e os pontos verdes, os amados Pontos de Ouro.
Percebam que a foto foi mal enquadrada e talvez não seja interessante ao observador, aí você me pergunta: mas porque Ander?
Vamos lá: Primeiro: o assunto principal está um pouco descentralizado, note que sobra espaço entre a máquina e a linha vertical. “Mas as regras não foram feitas para serem quebradas? ” Não é bem assim não... nesse caso, esse “erro” não chama a atenção do observador, esse erro se torna incômodo. Segundo ponto: no canto temos um intruso! Sim, um galho de algum tipo de vegetação apareceu na fotografia e, no meu olhar, é o que me chama mais atenção na foto, ao invés de ser a máquina.
“E os pontos de ouro? O que faço com eles? “ É justamente aí que entra a quebra das regras. Os pontos de ouro é onde o olhar do observador é direcionado. Normalmente objetos colocados ali, ou perto dali, são os que chamam mais atenção. Vamos ver isso na prática?


Percebam que a marca da máquina e os elementos foram estrategicamente colocados nos pontos de ouro. No quarto ponto temos um espaço, porque? Para a fotografia “respirar” e o olhar ser direcionado somente para os pontos. O que influenciaria um segundo elemento nesse ponto vazio? Provavelmente tiraria a atenção da marca da máquina.

Outra “regra” bastante interessante que acompanha a regra dos terços, são as linhas horizontais. Muitas vezes, temos por costume, fazer fotos tortas não propositais, ou seja, aquelas que saem erradas mesmo! E as linhas horizontais se encaixam perfeitamente nessa correção.


Percebam que a diferença é MUITO sutil, porém, a fotografia corrigida se tornou muito mais interessante.
Por enquanto vamos tratar somente da regra dos terços, nos próximos posts falaremos sobre outras regras de enquadramento. E para finalizar, vou deixar algumas imagens que retirei da internet para vocês analisarem a regra aplicada a diversas formas de fotografia.

Até o próximo!





Imagens de referência retiradas de: http://www.dicasdefotografia.com.br/a-regra-dos-tercos-na-fotografia/

1 comentários:

  1. Muito legal, gostei das dicas.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
voltar para o topo mufev © 2016 :: design + código gabi melo