2.4.16

#ANDER RESPONDE: MEGA O QUE?

Hoje vamos falar de um tema bastante polêmico na fotografia digital, o MEGAPIXEL!

Poderia até ser uma matéria do Globo Repórter dizendo: O que é? Como nasce? Pra que serve? Megapixel, hoje no Globo Repórter.

Tá Ander, mas pra que tudo isso? Pelo simples fato da maioria das pessoas acharem que megapixel é fator de qualidade. Já aconteceu com vocês de alguém olhar e perguntar: nossa, que câmera boa, deve ter uns 50 megapixels né? Sim, comigo já aconteceu, e foram vááárias vezes! Já olharam meu celular e falaram: Nossa, você fotógrafo deve ter um celular com uns 40 megapixels... Gente, sério, o que eu respondo? Nunca sei, mas vamos lá.

Megapixel na verdade é mais um fator de ampliação do que de qualidade, para entender melhor isso, vamos à parte técnica da coisa.

Toda a imagem digital é composta de pixels, que são aqueles quadradinhos lindos que vemos quando ampliamos a foto em zoom máximo na tela do nosso computador. O termo “megapixel” é usado para definir a resolução em pixels de uma imagem, multiplicando os pixels da largura pelos pixels da altura, ou seja, uma imagem que possui 5000 pixels de largura por 3000 pixels de altura, multiplicando 5000x3000 teremos 15.000.000 de pixels quadrados, ou seja, 15 megapixels, simples não?

Tá, mas o que define a qualidade da câmera então Ander? Bom gente, a qualidade é definida pelo tamanho do sensor, pelo tipo do sensor, pela qualidade da lente, pela construção da lente, enfim, são diversos fatores que reunidos vão resultar em uma imagem com maior qualidade.

Para finalizar, vou deixar pra vocês uma tabelinha que vi em um site muito legal e que é muito útil para sabermos quantos megapixels usamos em nossas câmeras e qual o tamanho vamos poder imprimir com ele.


Portanto meus amores, não se iludam com aqueles vendedores que anunciam: CAMERA DIGITAL COM 300 MEGAPIXELS! Calma, vamos pesquisar sobre a câmera antes de comprar, isso é fundamental!

site de referência da imagem: http://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/o-que-e-megapixel

0 comentários:

Postar um comentário

 
voltar para o topo mufev © 2016 :: design + código gabi melo